O mundo da moda esta cada vez mais fervescente, sendo
munido de informações de moda a todo instante, tendências, novos shapes,
texturas, estampas exclusivas, entre outros.
Vitrine da Grife Christian Lacroix - Foto: Internet
Com toda esse problemática em cima do merchandising das
marcas que produzem todo esse objeto de consumo, uma vitrine por si só não
consegue relacionar essa necessidade de interação com experiências de vida para
que o público possa se sentir na vontade de consumir.
Com isso, uma exposição bem elabora das peças de acordo
com a marca, pode representar de 50% a 80% das vendas, dependendo do segmento
do varejo.
Trazendo a vitrine como forma de exposição artística
representando conceitos nos quais as roupas não são sempre os principais
elementos e sim componentes importantes para esse conceito, conseguimos
identificar que a vitrine é uma foco artístico diferente.
Vitrine da Grife Gucci - Foto: Internet
Essa diferente esta relacionada as características que
uma vitrine deve apresentar, para que sua composição seja satisfatória. Como
nos processos artísticos em geral, nas vitrines além do conceito empregado ao estilo do
produto, quando falamos em moda, no qual a coleção foi elaborada,
também devemos relacionar as formas e a coerência nas cores, para estabelecer
uma harmonia visual, que chame atenção do cliente.
Sendo assim, a interação desses elementos trás a
comunicação que a loja deseja apresentar, sendo coerente com as combinações,
referencias no estoque, para sempre apresentar na vitrine, o que tem referente
a novidades, bom gosto e originalidade.
Podemos identificar alguns tipos de vitrines no comercio da cidade, como por exemplo da vitrine Cenográfica, vitrine gráfica e vitrine expositiva.
Abaixo anexamos algumas imagens dos tipos dessas vitrines.
Vitrine Iska Viva - Foto: Mirelly Carla
Estilo Cenográfico, tentando retratar o ambiente em que o cliente iria utilizar a peça, para que ele possa ter a emoção de se sentir no ambiente ao comprar as peças.
Estilo Gráfico: desenhos, painéis, banners com grafismo compões o cenário dessa vitrine.
Vitrine C&A North Shopping Caruaru - Foto : Denis Borges
Estilo que apresenta as peças fazendo uso de auxiliares como displays, manequim e vasta enumeração de suportes.
Existe ainda, alguns exemplos de vitrines que não registramos, que utiliza de poluição visual para ter esse contato com o público, mas esse tipo de representação não é indicada.
Temos que criam um ambiente, mesmo que de forma simples para expressar as vontades e necessidades do nosso público, para isso, precisamos entender como representar, e como montar esse tipo de cenário para que não se torne abusivo visualmente.
Disciplinas: Produção de Moda; Planejamento e Gerenciamento de Coleções; Fotografia Digital
Por EQUIPE SSFASHION
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